No âmbito do PAA das Bibliotecas Escolares e em articulação com o Município de Valpaços, decorreu, durante o mês de abril, na Biblioteca Municipal de Valpaços, uma “Hora do Conto” que teve como tema a Revolução de 25 de abril.
Foram dinamizadas as seguintes sessões:
- Dia 11 – Pré-escolar do Jardim de Infância de Argeriz e do Centro Escolar de Carrazedo de Montenegro;
- Dia 15 – 1º Ciclo do CE de Carrazedo de Montenegro;
- Dia 16 – 1º Ciclo e Pré-escolar da Escola Básica de Lebução;
Por forma a facilitar a compreensão de um tema tão complexo como este e tendo em consideração a idade dos alunos, Mara Rebelo, técnica da BMV, criou uma espécie de alegoria, na qual os 3 livros escolhidos por si serviram como metáfora da época pré-revolucionária, da revolução propriamente dita e, por fim, do pós-revolução e atualidade.
Assim, “Não Abras Este Livro” de Andy Lee serviu como símbolo da censura do Estado Novo; “Avó, Onde é que Estavas no 25 de Abril?” de Ana Markl foi o símbolo da mudança e da própria Revolução e “Imaginei um Mundo Novo (Para Ti)” de Paco Ortega representou a esperança alcançada com a liberdade adquirida.
Em algumas sessões, os alunos foram divididos em 2 grupos e, enquanto um grupo assistia à atividade, o outro grupo participou de um atelier criativo.
No final, os presentes receberam um autocolante alusivo ao 25 de abril para colocar na roupa e um balão.
Um grande agradecimento a todos os envolvidos na atividade.
A brincar também se aprende.
Comments