A turma do 4º ano participou, no dia 22 de novembro, na biblioteca da Escola Básica José dos Anjos, numa tertúlia sobre a igualdade de género.
Esta atividade teve como principais objetivos, desenvolver a capacidade de análise e o pensamento crítico em relação ao mundo, expressar ideias e opiniões e promover o respeito pela diferença.
Para introduzir o tema da igualdade de género, considerando a idade dos alunos, foi dinamizado um jogo com equipas divididas de acordo com o género, no qual as equipas deveriam recolher tampas espalhadas pela biblioteca, azuis no caso dos rapazes e brancas no caso das raparigas e colocá-las, de acordo com a cor, dentro de 2 garrafas. Apesar de não haver nem vencedores nem vencidos, os rapazes receberam o dobro de recompensa das raparigas e foram informados que a diferença se devia apenas ao género. Toda a turma considerou injusta a atribuição da recompensa.
Para incentivar os alunos a participar na conversa, apelou-se a que pensassem, de acordo com a sua vivência, nas diferenças injustificadas entre meninos e meninas. A professora titular da turma aproveitou para pedir a todos que pensassem nas suas brincadeiras durante os intervalos, uma vez que se verifica uma separação, clara e muitas vezes geradora de conflitos, entre rapazes e raparigas.
Apesar de alguma timidez inicial, foi possível abordar vários aspetos relacionados com o tema, tais como: atividades, brinquedos, jogos, cores e profissões tradicionalmente atribuídas a rapazes ou raparigas.
É importante para as crianças, desde tenra idade, perceberem que podem falar abertamente sobre os seus interesses e as suas vivências e que podem expressar as suas opiniões.
Agradecemos a todos os envolvidos!
コメント