No dia 23 de outubro, a turma do 5ºC da Escola Júlio do Carvalhal deslocou-se à Escola Secundária de Valpaços para participar numa atividade sob a responsabilidade da Biblioteca Escolar da ESV e da turma do 12ºA, que gentilmente aceitou o desafio de receber os jovens colegas na sua escola para, conforme proposta na página da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), dinamizar uma conversa a partir de um vídeo ou álbum.
Inserida na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e, aproveitando o dia no qual se assinala, em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar, esta atividade contou com a planificação dos alunos da turma de 12º ano, que escolheram como tema a Desigualdade salarial com base no género.
Tendo em consideração a idade dos alunos do 5º ano, foi decidido iniciar a sessão com um jogo, com equipas divididas de acordo com o género, no qual as equipas tinham como objetivo recolher tampas espalhadas pelo chão e estantes da biblioteca, azuis no caso dos rapazes e brancas no caso das raparigas. Apesar de não haver nem vencedores nem vencidos, os rapazes receberam o dobro de recompensa das raparigas e foram informados que a diferença se devia apenas ao género.
O jogo serviu de base para dinamizar uma conversa que, entre outras coisas, foi essencial para estabelecer uma analogia com a realidade e fazer uma reflexão conjunta acerca das várias desigualdades, curiosidades ou idiossincrasias com base no género. Com a ajuda dos alunos mais velhos e dos professores, os alunos mais jovens, muito interventivos, tiveram a capacidade de relacionar o tema com vários aspetos sociais, tais como: a divisão de tarefas domésticas; a educação de filhos e filhas, o acompanhamento dos mesmos por parte de pais e mães ao médico; as cores, brincadeiras e desportos atribuídos tradicionalmente a rapazes ou raparigas.
No final, a conversa foi direcionada para a busca de soluções e todos os intervenientes na atividade ficaram com uma recompensa equivalente.
A Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos e professores envolvidos, quer na atividade quer na preparação da mesma, e espera ter contribuído para que todos estejamos mais atentos ao mundo que nos rodeia.
Comments