No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a professora bibliotecária do AEV, Anabela Penas, propôs, ao professor de História, Arnaldo Martins, a realização de um trabalho dedicado ao tema da revolução, tendo como especial enfoque, o universo feminino. O professor, que prontamente aceitou o desafio, escolheu a sua turma de 11º para trabalhar em colaboração com a BE uma vez que o programa de História B contempla esse período histórico.
Esta atividade iniciou-se com uma sessão, ainda durante o 2º Período, na qual, após explicar a atividade aos alunos, foi possível conversar com os mesmos sobre a época da revolução e aferir os seus conhecimentos prévios sobre esse tema, nomeadamente, nomes e acontecimentos relevantes à época, proibições para a população em geral e em específico para as mulheres, movimentos artísticos de intervenção, dificuldades económicas e sociais da população. Trocaram-se inclusive, histórias de pessoas conhecidas que viveram nessa época, de familiares de alunos e professores e da comunidade em geral.
Nesse dia foi também visualizado o vídeo, disponível na página de YouTube da Randstad Portugal “Igualdade de género: uma luta de hoje, amanhã e depois de amanhã.”:
O mesmo serviu de alavanca para continuar a conversa com a turma sobre a igualdade de género e os desafios que, ainda hoje, as mulheres enfrentam nas várias áreas da vida familiar, social e profissional.
Após a primeira fase, de exposição do trabalho e troca de ideias, formaram-se 4 grupos que escolheram os seguintes temas:
- A Educação e a Infância – Antes e Depois do 25 de Abril;
- A Revolução do 25 de Abril e o seu Impacto na Vida Profissional;
- O Impacto da Revolução dos Cravos na Consciência Feminista e na Mobilização das Mulheres em Portugal;
- Igualdade de Oportunidades Antes e Depois do 25 de Abril.
Ao longo do 3º período, o 11º D teve parte das suas aulas de História B na biblioteca escolar. Assim, os alunos, sob a orientação do professor Arnaldo Martins e da professora da biblioteca, Cristina Cortinhas, trabalharam em grupo, discutindo ideias, fazendo pesquisas e criando conteúdo diverso para as suas apresentações finais.
Para que a atividade tivesse um propósito mais abrangente, foi decidido que os trabalhos seriam apresentados às turmas de 9º ano do AEV. Desta forma, a atividade ganhou um novo propósito, acrescentando-se não só público, mas também valor uma vez que o objetivo da atividade se tornou mais concreto e acessível a mais alunos.
As apresentações decorreram, no auditório da ESV, no dia 6 de maio, apenas para as turmas de 9º ano da ESV uma vez que a turma de 9º da Escola José do Anjos cancelou a sua vinda.
Apresentações:
A Educação e a Infância – Antes e Depois do 25 de Abril
A Revolução do 25 de Abril e o seu Impacto na Vida Profissional
O Impacto da Revolução dos Cravos na Consciência Feminista e na Mobilização das Mulheres em Portugal
Igualdade de Oportunidades Antes e Depois do 25 de Abril
No final, os alunos fizeram a sua autoavaliação.
A BE agradece a todos os envolvidos na atividade, em especial ao professor Arnaldo Martins e à sua turma pela excelente colaboração.
Comments